Raptava mulheres

seven brides for seven brothers

Raptava mulheres. Raptou sete num dos mais musculados musicais do cinema clássico americano.

Stanley Donen, coreógrafo e realizador, é um nome que a história do cinema tende a varrer para debaixo do de Gene Kelly. Juntos conceberam e realizaram “On the Town”, “Singin’ in the Rain” e “It’s Always Fair Weather”, eufórica e exaltante trilogia em que a vozes e pés se exprime a inteligência e a emoção humanas. São filmes inimagináveis sem a presença atlética, saudável, sorridente, genial, de Gene Kelly. Mas a realização de Donen existe, está lá.

Sozinho, Donen realizou as “Sete Noivas para Sete Irmãos” de que estava a falar quando comecei a escrever, antes de me atrapalhar e meter os pés pelas mãos. Sozinho, já sem Kelly, Stanley Donen repetiu a genialidade dos números musicais, a mesma euforia, um contentamento que irradia dos corpos, a mesma forma de pés, saltos, quedas, objectos, braços contarem melhor e mais literalmente uma história do que se fosse contada por palavras. Vê-se “Seven Brides for Seven Brothers” e vê-se que Donen está lá, “he shows up!”

Quando lhe deram um Oscar honorário, Donen subiu ao palco. Mal discursou e fez, ainda assim, um dos melhores “speeches” que em cima de um palco se pode fazer. Por uma razão simples: este homem sabia o que era a felicidade. Raptava mulheres e sabia filmar a felicidade.

 
tenho razão ou não?

Sobre Manuel S. Fonseca

O meu maior medo é que a morte seja tudo às escuras sem se poder ler. Pouco interessa deixar de ser humano, desde que não deixe de ser leitor. Ler é do mais feliz que tenho. Até porque escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

8 respostas a Raptava mulheres

  1. Luciana diz:

    Caro Manuel,

    “sabia filmar a felicidade” é das mais pertinentes descrições. Além dos já referidos em seu post, sempre me vem riso ao rosto ao lembrar Astaire e seu cabide ou ainda Audrey/Astaire em Paris…

    • Manuel S. Fonseca diz:

      Nem mais, Donen é um realizador de funny faces que por acaso são as funny faces do espectador.

  2. Rita V diz:

    a memorable speech indeed… que bom ter trazido Stanley Donen e ter escolhido este clip
    Viva o Youtube … ( não desfazendo)
    Lol

  3. Manuel S. Fonseca diz:

    Pois é que Viva mesmo.

  4. Bernardo Vaz Pinto diz:

    Erradia felicidade realmente! E é também humilde : um realizador que diz que , havendo bons guionistas, argumentistas e actores, quase que não é preciso ele estar lá !!!! É de quem sabe que faz mesmo a diferença.

  5. Já deveriam ter feito o remake para corrigir este horror homofóbico, com “sete noivos para sete irmãos”, é a nova ordem mundial

  6. Ana Rita Seabra diz:

    Esteve ou ainda está um ciclo dele na Cinemateca e não consegui ver nem um filme…
    Depois de ler o seu texto fiquei com pena de perder a oportunidade.

  7. manuel s. fonseca diz:

    E depois de o ver dançar e cantar no videozinho, acho que devia ir mesmo à Cinemateca, Ana Rita.

Os comentários estão fechados.