Ilusão ou realidade

O Hobbes só é real para o Calvin or is it the other way round?

Calvin & Hobbes by Bill Watterson

Pode ver aqui a entrevista de John Campanelli a Bill Watterson e aqui uma biografia bastante completa.

Bill Watterson deixou de publicar o Calvin & Hobbes de um dia para o outro, escolheu o último dia de 1995 para o fazer. Despediu-se com um desenho e deixou, ‘snif’, uma infinidade de fans.

Gosto especialmente desta resposta:

“Os melhores quadrinhos expõem a natureza humana e nos ajudam a rir da nossa própria estupidez e hipocrisia. Eles se permitem exagero e absurdos, ajudando-nos a ver com outros olhos o mundo e recordando-nos de como é importante brincar e ser ridículo. Quadrinhos retratam os eventos comuns e mundanos da nossa vida e nos ajudam a lembrar da importância de pequenos momentos. Astutamente, eles resumem os nossos pensamentos e expressões não exprimidos. Às vezes, eles mostram o mundo da perspectiva de crianças e animais, encorajando-nos a ser inocentes por um momento. Os melhores quadrinhos, isso quer dizer, são espelhos de casa maluca, que distorcem aparências apenas para nos ajudar a reconhecer e rir das nossas características essenciais.”

Calvin & Hobbes by Bill Watterson

Sobre Rita Roquette de Vasconcellos

Apertava com molas da roupa, papel grosso ao quadro da bicicleta encarnada. Ouvia-se troc-troc-troc e imaginava-me a guiar uma mobylette a pedais enquanto as molas a passar nos aros não saltassem. Era feliz a subir às árvores, a brincar aos índios e cowboys e a ler os 5 e os 7 da Enid Blyton. Cresci a preferir desenhar a construir palavras porque... escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

6 respostas a Ilusão ou realidade

  1. Manuel S. Fonseca diz:

    Os quadradinhos, para mim, representam aquela espécie de “alegria manual” que só poucos alcançam. Os autores são pessoas que puxam a realidade para cima, para baixo, torcem, esticam, distorcem, encolhem. Acho que se aplica aqui, como uma luva, o lugar comum: fazem trinta por uma linha. E é bom!

  2. teresa conceição diz:

    Rita,
    que bem lembrados o Calvin & Hobbes!
    Sou fã total. São mesmo um belo espelho.

  3. G.Rocha diz:

    Eu amo o Calvin…. a tal ponto que pus o nome de Calvin ao gatinho e .. passado dois meses passei lhe a chamar Calvina 🙂 lolololol
    Acho que o Hobbes é real.. a realidade é exclusiva de cada um, logo se para o Calvin o Hobbes existe, ele é real!!! Até para nós o Hobbes é mais que um amigo imagínário 🙂 ele é a nossa realidade 🙂

Os comentários estão fechados.