O meu Verão

Rouco e agudo. Cavo e estridente. É um Verão, ou o suposto tempo dele, saído de uns lábios em que o bâton se apaga, saído de um peito em que o amor sufoca. O que sempre me impressionou nesta canção é cantar-se com tão desmesurada tristeza a alegria da criança descuidada que a sombra de mãe e pai protege. Bem sei, ou imagino que sei: o que se canta já não é a plenitude do Verão que se tem ou teve. A partir de uma desamparada e outonal escassez, canta-se a saudade, blues, blues, do que nunca mais voltará a ter-se.

Sobre Escrever é Triste

O nome, tiraram-mo de Drummond. Acompanho com um improvável bando de Tristes. Conheço-os bem e a eles me confio. Se me disserem, “feche os olhos”, fecharei os olhos. Se me disserem, “despe-te”, dispo-me.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

7 respostas a O meu Verão

  1. Teresa Conceição diz:

    Há cabeças que se perdem, há vozes que ficam.
    Que boa lembrança, Manel. É tão bonita esta canção.

  2. manuel s. fonseca diz:

    Olá Teresa, fico muito envaidecido, mas a dura verdade é que a lembrança é da Tia Escrever. Tomara eu que cantassem assim para mim…

  3. Escrever é Triste diz:

    Está a ver, querida sobrinha Teresa, como o menino Manuel se insinua para fazer crer que tem intimidades com as Sarahs deste mundo…

    • Teresa Conceição diz:

      Oh querida Titi,
      eu é que sou uma distraída.
      As suas escolhas são, como sempre, sublimes.

  4. Rita V diz:

    saudade
    pois é

  5. No verão há tendência para ficarmos sleepy:

  6. Fausto lopo carvalho diz:

    Caros,

    Já a falecida Amy tinha a Sarah V. como grande refêrencia. Mas os mortos ficaram no outro blog por isso deixo a dica de um album que me está a dar um gozo imenso ouvir – marsalis and clapton playing the blues. Provavelmente já conhecem mas se tal não acontecer não deixem de comprar (por 12,99 na loja francesa com marca de ar condicionado que outrora patrocionou o manto sagrado na década de 80). Mistura de blues, big band de new orleans e o génio de eric clapton (com vénia).

    Bom verao a todos!

    Fausto

Os comentários estão fechados.