Feliz 2013

 

BomAno2013

Na linha de cima, da esq para a dir: Rita, Teresa, Pedro Marta, Bernardo, António, Bidarra, Ivone, Céu, Ruy. Na linha de baixo, esq para a dir: Vasco, Henrique, Sandra, Eugénia, Manuel, Pedro N, Diogo, Maria João, Nuno.

Eis os meus bem-aventurados 18 Tristes. Olho para os esplêndidos sorrisos, para os olhares sedutores de alguns, para a quase tímida reserva de outros e quase me apetece dizer: eis a minha Obra. Mas não sou Mãe, sou só Tia e, Escrever é Triste, sou eu a Obra deles.

Pintaram-me, desenharam-me, fotografaram-me, mas sobretudo Escreveram-me. E pediram-me, hoje, que falasse a todos os viajantes que se acolhem à sombra destas salas de letras. Aos que vêm só uma vez quase sem exemplo e aos que vêm todos os dias. Aos que lêem.

Pediram-me, Tristes Leitores, que vos agradecesse a paciência e que continuem, com os vossos comentários a fazer com que sempre Escrever seja Triste.  E pediram-me a vossa ajuda de Leitores para mantermos sempre o mesmo espírito: este é um lugar lúdico, de gostos, de descobertas, de prazer desinteressado da escrita e prazer egoísta de leitura. Comentem dentro do mesmo espírito lúdico. Como gostamos de olhar olhos nos olhos, façam-no, de preferência, com a vossa identidade. Nesta parte do mundo em que vivemos não há nenhuma razão para não dizermos o nosso nome e ao que vimos. Aqui, Escrever é Triste mas ainda não é Trágico.

Anda toda a gente a dizer que 2013 vai nascer com uma perna torta, que à mão direita (ou é à esquerda?) lhe faltarão dois dedos. Não vai nada. “Vai ser um ano de economia filha da puta”, segreda-me o mais especialista dos meus Tristes, mas é em mundos desses, turbulentos, dramáticos, injustos, que mais e melhor podemos mostrar o que somos, a bondade que tenhamos, a criatividade que trazíamos escondida. Julgo que foi De Gaulle que um dia disse: “Só se dá do que não se tem”. Porque quando se dá do que não se tem é a nós mesmos que estamos a oferecer-nos.

No que de grandeza e humildade haja em Escrever é Triste, os meus 18 Tristes é a si mesmos que se oferecem a 2013. Ofereçam-se os Leitores assim também são os votos desta vossa Escrever.

Sobre Escrever é Triste

O nome, tiraram-mo de Drummond. Acompanho com um improvável bando de Tristes. Conheço-os bem e a eles me confio. Se me disserem, “feche os olhos”, fecharei os olhos. Se me disserem, “despe-te”, dispo-me.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

23 respostas a Feliz 2013

  1. Ivone Costa diz:

    Que linda Tia e que lindos todos pendurados na cor da roupa. Bom ano a a todos os que Tristes escrevem e comentam.

  2. Muito bem! Uma Tia assim é do que toda a gente precisa!
    Bom Ano!

  3. Rita V diz:

    ah ah ah
    até me comovi
    bjs a todos e Bom Ano!

  4. Maria do Céu Brojo diz:

    Maravilhosa surpresa. Ano de 2013 no possível o melhor.

  5. Rita, também fiquei comovida!

    Vamos tentar continuar com todas as nossa forças. Beijo, Rita, para ti, para todos os que estão aí pendurados na corda da roupa, para todos os que estão já secos, prontos a ser guardados, para todos os húmidos, para todos os encharcados, para os lavados à mão e ainda para todos os centrifugados nas máquinas. Um beijo de BOM ANO NOVO para todas e todos.

    Cristina Carvalho, a aguardar vez no cesto da roupa.

  6. Eugénia de Vasconcellos diz:

    Ó que linda Tristeza nos deu, menina Tia. E o belo estendal? Que bons votos para 2013: sermos juntos Tristes leitores e escritores.

  7. Com uma Tia assim, que mais se pode querer se já se tem tudo? Um bom ano de 2013 para todos que aqui escrevem, comentam ou lêem!

  8. curioso (prova real) diz:

    há aqui um mistério: a Tia está a contemplar os seus 18 Tristes? então não são só 17? ou está à janela a ver-se pendurada no estendal?

    ps- e também persistem dúvidas sobre algumas caras delas…

    obrigado pelos tristes votos e lamento não acreditar nos economistas nem nos estadistas: realistas só no fim… está dito!

  9. Rita V diz:

    Cara Tia, fomos descobertos!!!!!
    http://www.rtp.pt/play/p297/e103543/janela-indiscreta

    ah ah ah 😀
    Um grande abraço ao Pedro Rolo Duarte
    http://pedroroloduarte.blogs.sapo.pt/

  10. Ó mas que extraordinário, o Pedro Rolo Duarte escolheu-nos como BLOG DO ANO. Grande vaidade vai aqui pelo blog, estamos todos a dar beijinhos e abraços uns aos outros. Os rapazes às palmadas rijas e aas meninas aos saltinhos a gritarem Viva, Viva.
    Parabéns TIA. E já agora, a TIA bem podia ter dito que foi a RITA VASCONCELLOS que imaginou a solução que está lá acima a pedido e em conluio com a outra VASCONCELLOS a menina EUGÉNIA. Parabéns, Parabéns, Parabéns

    • Eugénia de Vasconcellos diz:

      Éramos um segredo, a menina Tia pôs-nos no estendal e o Pedro Rolo Duarte viu-nos e gostou-nos – merci. Parabéns aos meninos e às meninas. VIVA a menina Escrever! VIVA!

  11. Eu sabia que podíamos confiar na Tia:
    vamos estar frescos, perfumados e corados do sol novo para saudar o ano bebe’.
    Sabe muito melhor dar vivas com cheiro a lavanda de estendal soalheiro.
    Viva nos e quem festeja connosco.
    Bom Ano. Que seja Novo.

  12. Ivone Costa diz:

    Ora bem, na corda da roupa a corar ao solinho a a corar de alegria pela gentileza da atenção que nos fez o Pedro Rolo Duarte. Bela maneira de transitar do ano velho para o ano novo.

  13. Henrique Monteiro diz:

    Tia, tia… nunca tão bem disseram o que vai a todos na alma (eu gostava de escrever na ialma, à moda da minha terra, mas tive medo que não me entendessem).

  14. MJC diz:

    Gostei do estendal, estão todos muito aprumadinhos. Será porque ficou mal torcida? Ou cuidados mil de tão delicados serem? Inclino-me mais para a segunda hipótese 🙂
    Gostei muito e gostei do destaque do Pedro Rolo Duarte. Também me sinto destacada porque desde o primeiro momento fico sentada no meu banquinho à espera que um sopro atice as brasas que vou remexendo.

    Um bom ano para todos os dai e os daqui.

    Ofereço-vos

  15. MJC diz:

    Ora o link também ficou pendurado

  16. com tantos tristes á volta só resta uma saída…HAJA ALEGRIA!!!! bom 2013

  17. Julieta Violeta diz:

    Rita, Gostei muito. Bom Ano com inspiraçōes na ponta dos dedos….ou lápis. Beijinhos. Bom Ano. Romeu e Julieta

  18. Sofia Herédia diz:

    A todos os Tristes, e à Triste Tia, um Muito Obrigada! Obrigada pelos muitos e bons momentos do triste ano de 2012, que a mim, triste leitora, o Escrever é Triste me proporcionou.
    Obrigada pela expectativa dos muitos e seguramente bons momentos que, no possivelmente mais triste 2013, os vossos escritos e afins me irão proporcionar. 
    Um bom ano para todos, da V. atenciosa leitora, 
    Sofia H.

  19. O ano de 2013 já é melhor na vossa companhia. Um ano espantosamente divertido para todos os comparsas e leitores.

  20. Escrever é Triste diz:

    Aos lindamente Tristes Leitores que aqui vieram trazer os seus comentários, deixo uma vénia e o meu obrigada.
    Aos meus meninos e meninas Tristes um abraço

  21. nanovp diz:

    Um grande 2013, triste mas cheio de sábia alegria, na companhia desta fantástica família…

Os comentários estão fechados.