Uma lista de culto

milagres

Uma lista pede outra lista. Esta lista do Henrique encheu-me de maus pensamentos. Vai daí fui ao meu arquivo, lembrado de que, há talvez dois anos, no Brasil, os jornalistas da meritória “Folha de São Paulo”, experimentaram abrir um novo culto religioso. Encontrei a peça e tenho de solicitar já aos juristas desta casa que estudem a conversão do “Escrever é Triste” no sentido que vão já ver.

A “Folha” verificou, em primeiro lugar, que o processo era mesmo simplex e baratíssimo. Em segundo lugar, os seus jornalistas descobriram que as autoridades não estabeleciam requisitos teológicos ou doutrinários. não há cá não cobiçar a mulher alheia, nem não matar ou não roubar, coisa nenhuma. Nem mandamentos, nem sequer um mínimo de fiéis: apenas inscrição, pagamento de pouco mais de 100€, cinco dias úteis e ala, pregação aos fiéis ou aos peixes. A partir daí, só vantagens: contas bancárias isentas de impostos sobre aplicações financeiras, templos do culto imunes a imposto sobre património. E se os sacerdotes do culto (que o culto investe com toda a arbitrariedade) forem condenados (mas porquê, ó ingratos, depois de livres de todos os impostos), têm direito a prisão especial.

De que estamos à espera? Aproveitemos a distracção de Vitor Gaspar. Temos, não temos, um nome propício e bom? Pensava eu que sim. Mas era só o que pensava antes de ver os que a imaginação delirante destas almas arrebatadas inventou.

E esta é a lista que vai incendiar de  devoção mesmo a incrédula alma do Henrique:

– Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
– Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
– Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
– Igreja Menina dos Olhos de Deus
– Associação Evangélica Fiel Até Debaixo d’ Água
– Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
– Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
– Igreja Evangélica Florzinha de Jesus, Irmã do Carlinhos
– Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
– Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
– Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés
– Igreja Pentecostal Marilyn Monroe.

Ainda esbocei uma gracinha à frente de cada nome, mas a tão genuína candura não tenho mais do que render-me. Com as inerentes vantagens fiscais.

Sobre Manuel S. Fonseca

O meu maior medo é que a morte seja tudo às escuras sem se poder ler. Pouco interessa deixar de ser humano, desde que não deixe de ser leitor. Ler é do mais feliz que tenho. Até porque escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

8 respostas a Uma lista de culto

  1. Henrique Monteiro diz:

    Olha, culto sou eu e pago imposto. Isso é que dói.

  2. Panurgo diz:

    Fiquei a pensar nisto. Era menino para alinhar nessa vacaria da Igreja da Monroe. Nunca achei piada a essa coisa americana, mas pelo menos tem uma vantagem. Se o Cristo andou pelas tendas das prostitutas, não a fechar negócio mas a mostrar que o ser humano não é negociável, isso é ensinamento que repugna aos contemporâneos. Portanto, parece-me bem que as prostitutas tenham culto, igreja e sacramento. A vantagem que se apresenta é, todavia, outra e vai muito além da adaptação aos tempos e aos costumes da época: na altura do peditório, ao contrário do que se passa com os católicos em que o dinheiro é usado para “obra e caridade futura”, a essas sacerdotisas de Marilyn um crente, depois de depositado o numerário, pode sempre exigir serviço. Na hora.

    Estou convertido.

  3. Panurgo diz:

    Na da Monroe alinho.

  4. E não esqueças o desejo maior:

  5. Panurgo e Taxi, A Monroe de Ferrari parece-me um bom culto.

  6. nanovp diz:

    Gostei do Fiel Até Debaixo de Água…e se não pagar impostos melhor…

  7. mónica diz:

    n sei se hei de rir se deixar cair os queixos

Os comentários estão fechados.