Fê-la feliz e grávida

 

JeanLeonGerome

Betsabeia como David nunca a viu. Quam assim a viu foi Jean-Léon Gérôme, epítome do academismo do Segundo Império, violento opositor do Impressionismo que a ele o julgava como a Nouvelle Vague julgaria o “cinéma du Papa”.

Trago-vos um rei, nascido em Belém, que começou por ser um miúdo hábil com a fisga, infalível nos disparos de seixos e pedras roladas. Um dia, no vale de Terebinto, com uma pedrada certeira abateu um gigantesco inimigo, um filisteu que insultava o seu povo.

Por causa de uma funda, uma fisga, fizeram de David rei. O pequenino e antigo soldado teve então os seus generais e os seus generais as suas mulheres. Uma delas, Betsabéia, banhava-se nua, quando David, a viu do terraço. Cobiçou-a e sabendo o seu general ausente na batalha, trouxe-a ao palácio, fê-la feliz e grávida.

Querendo salvar as aparências, deu, o rei, ordem ao seu general para regressar. Como o general, o honrado e obstinado Urias, se recusasse a deixar os seus homens para voltar a casa, David ordenou que o colocassem no ponto mais inflamado da batalha e que o abandonassem no meio da refrega. Foi assim que Urias, o heteu, general e servo do rei David, morreu.

Betsabéia pôs luto e o luto mostrou a David, putativo autor dos Salmos, que ele tinha pecado o que Iavé, através de Natã, seu profeta, lhe confirmou, ferindo de morte a criança nascida daquela iniquidade. Porém David arrependeu-se. Mais tarde, fez de Betsabéia uma das suas mulheres, consolou-a, deitou-se com ela, ela voltou a conceber e deu-lhe novo filho, a que deram o nome de Salomão.

Sobre Manuel S. Fonseca

O meu maior medo é que a morte seja tudo às escuras sem se poder ler. Pouco interessa deixar de ser humano, desde que não deixe de ser leitor. Ler é do mais feliz que tenho. Até porque escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

18 respostas a Fê-la feliz e grávida

  1. curioso (catri neta) diz:

    as outras fontes dizem diferente:

    Natã disse então a Betsabéia, mãe de Salomão: “Você não ficou sabendo que Adonias, filho de Hagit, se proclamou rei, sem nosso senhor Davi saber? (I Reis 1,11)

    Betsabéia apresentou-se ao rei, no quarto. O rei estava muito velho, e Abisag, de Sunam, o servia. (I Reis 1,15)

    Betsabéia se ajoelhou e se prostrou diante do rei. E o rei lhe perguntou: “O que você quer?” (I Reis 1,16)

    Betsabéia respondeu: “O senhor jurou à sua serva, por Javé seu Deus: Quem vai reinar depois de mim e sentar-se em meu trono é o seu filho Salomão. (I Reis 1,17)

    Betsabéia ainda estava falando com o rei, quando chegou o profeta Natã. (I Reis 1,22)

    Então o rei Davi respondeu: “Chamem Betsabéia aqui”. E Betsabéia se apresentou ao rei e ficou de pé. (I Reis 1,28)

    Betsabéia se ajoelhou com o rosto por terra, prostrou-se diante do rei e disse: “Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre!” (I Reis 1,31)

    Adonias, filho de Hagit, foi conversar com Betsabéia, mãe de Salomão. Ela perguntou: “A sua visita é de paz?” Ele respondeu: “Sim, é de paz”. (I Reis 2,13)

    Agora lhe peço um favor. Não me recuse”. Betsabéia respondeu: “Pode falar”. (I Reis 2,16)

    Betsabéia respondeu: “Está bem. Vou falar com o rei sobre o assunto”. (I Reis 2,18)

    Betsabéia foi ao rei Salomão para lhe falar sobre Adonias. O rei se levantou para recebê-la e se inclinou diante dela. Depois se assentou no trono, mandou trazer um trono para a sua mãe, e Betsabéia se sentou à sua direita. (I Reis 2,19)

    Então Betsabéia disse: “Vou pedir-lhe um pequeno favor. Não o negue a mim”. Salomão respondeu: “Pode pedir, mãe. Não lhe negarei”. (I Reis 2,20)

    Filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobab, Natã e Salomão. A mãe destes era Betsabéia, filha de Amiel. (I Crônicas 3,5)

    Salmo: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.”

  2. Olinda diz:

    tão lindo. 🙂 afinal, não é o arrependimento que mata – o arrependimento faz viver. escreve mais.

  3. E tudo porque a menina Betsabebé tomava banhinho descasqué na varanda!

Os comentários estão fechados.