Fauna, Flora e Fantasia

Na quinta-feira fui buscar o meu sobrinho ao colégio. No caminho vimos o fim da floração dos jacarandás, tapetes em flor pela estrada, pelos passeios. E fizémos uma caça ao jacarandá: quem visse primeiro dizia, mini ou maxi jacarandá!, consoante o seu tamanho. Ou mesmo mini-mini em casos de bebés a despontar.

Parámos no veterinário onde fui buscar o medicamento do Cão. E quando voltámos para o carro a conversa mudara, naturalmente, para animais.


De repente, ele pergunta-me – e claro que parte do que diz, a melhor parte, se passa numa fonética sem érres pois não os pronuncia:
– Havia jacarés no tempo dos dinossauros?
E eu armada em parva, perdão, pedagógica:
– Havia. Eram uns crocodilos enormes, no período Cretáceo, aquele que tem os nossos dinossauros preferidos.
E ele em transe:
– Uau! E davam flor?

*Flora, Fauna e Fantasia eram os lindos nomes das fadas da Bela adormecida da Disney, de quando eu pensava que o senhor Disney era brasileiro, que sorte, se fosse um estrangeiro qualquer não havia de perceber nadinha…

Sobre Eugénia de Vasconcellos

Escrever também é esta dor amantíssima: os lábios encostados à boca do silêncio, auscultando, e nada, esperando dele a luz que beije. É assim, pelas palavras se morre, pelas palavras se vive.
Esta entrada foi publicada em Post livre com as tags . ligação permanente.

5 respostas a Fauna, Flora e Fantasia

  1. Manuel S. Fonseca diz:

    Pois é, Eugénia, os jacarés são tão coloridos e ficam tão bem dependurados pela cauda das árvores. Que lindo filme que aqui nos contou.

  2. Sou uma tia malvada… nem percebi que a criança tinha confundido a palavra jacarandá, que lhe era estranha, com jacaré, que lhe era familiar. Mas o que gostei foi disso: da credulidade espantada traduzida numa imagem fabulástica.

  3. nanovp diz:

    Também eu durante anos pensava que o Disney era brasileiro, e agora fiquei a saber que os jacarés são roxos e dão flores com dentes…

  4. Maria do Céu Brojo diz:

    Também eu caço jacarandás quando floridos. E lembro sempre Maio em Faro a duas cores: violeta entremeando o branco do casario.

  5. Carla L. diz:

    Que lindo…vejo flores roxas saindo das enormes bocas dos jacarés.

Os comentários estão fechados.