Leite Azedo, X Torto ou XY Com Asterisco?

Descoberta a causa genética da propensão masculina para a infidelidade – um cromossoma em excesso. Que os homens tivessem genes a mais do que as mulheres, ignorava. Pelo XY que os caracteriza, diria possuírem X sem uma oblíqua e torta a outra que desde tempos remotos procuram remendar na tentativa de povoarem o mundo. Mas não. Têm-na em lugar escuso que lhes justifica as traições. E o pendor de alguns para a violência contra as mulheres? Será razão XY com asterisco, este substituindo gene por identificar, ou leite azedo bebido quando bebés?

Sobre Maria do Céu Brojo

No tempo das amoras rubras amadurecidas pelo estio, no granito sombreado pelos pinheiros, nuas de flores as giestas, sentada numa penedia, a miúda, em férias, lia. Alegre pelo silêncio e liberdade.
No regresso ao abrigo vetusto, tristemente escrevia ou desenhava. Da alma, desbravava as janelas. Algumas faziam-se rogadas ao abrir dos pinchos; essas perseguia. Porque a intrigavam, desistir era verbo que não conjugava. Um toque, outro e muitos no crescer talvez oleassem dobradiças, os pinchos e, mais cedo do que tarde, delas fantasiava as escâncaras onde se debruçaria.
Já mulher, das janelas ainda algumas restam com tranca obstinada. E, tristemente, escreve. E desenha e pinta. Nas teclas e nas telas, o óleo do tempo e dos pinceis debita cores improváveis sem que a mulher conjugue o verbo desistir. Respira o colorido das giestas, o aroma dos pinheiros nas letras desenhadas no branco, saboreia amoras colhidas nos silvedos, ilumina-a o brilho da mica encastoada no granito das penedias.

Esta entrada foi publicada em Escrita automática. ligação permanente.

10 respostas a Leite Azedo, X Torto ou XY Com Asterisco?

  1. Anda por aí muito genezinho estragado.

  2. Pedro Bidarra diz:

    Está explicado então

    • Maria do Céu Brojo diz:

      Sabe como é: a ciência evolui e um dia destes ainda descobre que o lado esquerdo do X é perpendicular como no K.

  3. riVta diz:

    trusca-trusca

  4. Mário diz:

    O x e o y não deixam de ser incógnitas, mais importante é a equação…

    • Maria do Céu Brojo diz:

      Pois… Tem razão. Se conseguir a fórmula matemática dou-lhe um presente.

  5. nanovp diz:

    Afinal é tudo genética…

Os comentários estão fechados.