Quem ou o quê teve o primeiro pensamento?

 

DER1989002W00146/11

O pensamento será uma linha? Foto de Raymond Dépardon

Como é que terá sido pensar, pela primeira vez, há três mil milhões de anos? Foi a água que pensou? Mas a água nem sequer está viva, pois não? A água é antes do vivo, não é?

Foram células que pensaram? E a primeira vez que se pensou, foi uma célula que pensou ou foram centenas, já milhares de células, que pensaram ao mesmo tempo o primeiro pensamento? E a multidão de células pensou a mesma e única coisa ou pensou logo um arco-íris de pensamentos?

Há pouco mais de um ano, uma equipa de investigadores japoneses (de um Instituto de Genética) conseguiu filmar o pensamento a formar-se no cérebro de um peixe-zebra. Parece o cérebro de Einstein com o Cruzeiro do Sul lá dentro.

Sobre Manuel S. Fonseca

O meu maior medo é que a morte seja tudo às escuras sem se poder ler. Pouco interessa deixar de ser humano, desde que não deixe de ser leitor. Ler é do mais feliz que tenho. Até porque escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

2 respostas a Quem ou o quê teve o primeiro pensamento?

  1. Não quero cá ninguém com telepatias dessas a bisbilhotar-me as entranhas do pensamento! Coitado do peixe zebra, todo devassado…

    • Manuel S. Fonseca diz:

      Devíamos fazer apostas. Cá para mim, acho que acendia mais luzes azulinhas do que vermelhas se me filmassem o pensamento. Ou então era tudo um bocadinho pastel…

Os comentários estão fechados.