Três Mulheres Nadas na Alemanha – Segurelha, Canela e Noz-moscada

Segurelha

Segurelha

Duas picantes e outra nem por isso. Trindade de génios femininos.

Segurelha é o condimento da primeira que afirmou: _ “Muitas mulheres não sossegam enquanto não mudam de homem. E, quando o conseguem, perde a graça.”

Canela

Canela

Aroma de canela na mulher segunda que sabia voar e teve, à época, a ousadia de dizer: _ “Sexo e erotismo foram feitos para serem aproveitados”

Noz-Moscada

Noz-Moscada

Noz-moscada na terceira que de si contou: “A julgar pelas velhas fotografias, era uma menina frágil, de cabelo muito claro. Nas feições lisas, infantis, não vejo mais nada que valha a pena mencionar.”

Sobre Maria do Céu Brojo

No tempo das amoras rubras amadurecidas pelo estio, no granito sombreado pelos pinheiros, nuas de flores as giestas, sentada numa penedia, a miúda, em férias, lia. Alegre pelo silêncio e liberdade. No regresso ao abrigo vetusto, tristemente escrevia ou desenhava. Da alma, desbravava as janelas. Algumas faziam-se rogadas ao abrir dos pinchos; essas perseguia. Porque a intrigavam, desistir era verbo que não conjugava. Um toque, outro e muitos no crescer talvez oleassem dobradiças, os pinchos e, mais cedo do que tarde, delas fantasiava as escâncaras onde se debruçaria. Já mulher, das janelas ainda algumas restam com tranca obstinada. E, tristemente, escreve. E desenha e pinta. Nas teclas e nas telas, o óleo do tempo e dos pinceis debita cores improváveis sem que a mulher conjugue o verbo desistir. Respira o colorido das giestas, o aroma dos pinheiros nas letras desenhadas no branco, saboreia amoras colhidas nos silvedos, ilumina-a o brilho da mica encastoada no granito das penedias.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

2 respostas a Três Mulheres Nadas na Alemanha – Segurelha, Canela e Noz-moscada

  1. a.r. diz:

    Marlene Dietrich, actriz/cantora alemã, naturalizada nos EUA, antinazi.
    Beate Uhse, comerciante alemã de produtos eróticos, a dama pornografia, colaboradora da força aérea alemã durante a 2ª guerra
    Enid Blyton, escritora inglesa de literatura infantil e juvenil

    • Maria do Céu Brojo diz:

      Não respondi antes deliberadamente. Não era o tempo para mim e para o Escrever, julgo.

Os comentários estão fechados.