Bem esgalhado no D.Maria II

1_Cartaz

Eu gosto de escrever sobre as coisas de que não percebo nada. Isto é: de que forma posso livremente dizer o que penso e sinto de uma coisa que vejo e ouço e da qual não tenho qualquer conhecimento?

2_Filipe Ferreira

Eu explico: Vou ao teatro desde que me lembro de ser gente. Primeiro pela mão do pai,, ou da mãe, depois com os amigos alguns actores e mais tarde pela mão das mães e/ou pais dos próprios actores. Uma verdadeira peregrinação sem rede. Vejo e ouço, gosto ou não. Às vezes até vejo e repito as mesmas peças e são sempre diferentes. Quem não se lembra do Teatro francês (Comédie Française?) que vinha há muitos, muitos anos uma vez por ano a Portugal? Ficava uma semana? Já não me lembro.

4_Peça

Pois muito bem.

Ontem foi a vez de ir ao D.Maria guiada pela mão duma querida amiga e mãe de actriz. Fomos assistir ao Pirandello. Sobre a peça poderão ler o que quiserem onde quiserem mas eu há muito tempo que não me deixava encantar pela cor e luz com que se pode trabalhar num palco.

5_À janela

Os actores divertidos com o texto passeavam vestidos os trapos de um corte e colorido estonteante. Tudo “ton sur ton” inclusive a banda sonora que acompanhava o movimento de actores pontual e oportuna na marcação. Tenho a certeza que eles se divertiram à ufa entre beijos e abraços e a plateia encantada em pé gritou BRAVO no fim.

 

Foi assim que eu senti a peça, como se estivesse entre um rebuçado e as bolhinhas de champagne.

 Fotos de Filipe Ferreira

Sobre Rita Roquette de Vasconcellos

Apertava com molas da roupa, papel grosso ao quadro da bicicleta encarnada. Ouvia-se troc-troc-troc e imaginava-me a guiar uma mobylette a pedais enquanto as molas a passar nos aros não saltassem. Era feliz a subir às árvores, a brincar aos índios e cowboys e a ler os 5 e os 7 da Enid Blyton. Cresci a preferir desenhar a construir palavras porque... escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

4 respostas a Bem esgalhado no D.Maria II

  1. Manuel S. Fonseca diz:

    É teatro com cores de revista. E estão para ali umas pernas de corista.

  2. EV diz:

    Venha o champagne!

Os comentários estão fechados.