Será que isto vai durar para sempre?

O meu dentista precisou de me fazer uma pequena anestesia. “Ah, ah, não engula agora, se não fica todo dormente.” Eu já tinha visto o vídeo que, agora, vou postar aqui. Estive, vai não vai, para beber uns goles da coisa.

O video é o que está lá em cima. A revista Time escolheu-o, em 2010, como um dos melhores vídeos do ano. Um miúdo, David, volta a casa, com o pai, depois de um tratamento. O dentista chegou-lhe forte e feio na anestesia e o David não se fez rogado, bebeu da coisa como quem avia ice-teas.

Só que a reacção do miúdo à dormência – “i feel funny” – é metafísica.De repente já põe em causa o valor ontológico da realidade – “is this real life?”

E como Platão, também David desvaloriza os dados dos sentidos, sendo-lhe indiferente ter dois ou quatro dedos – “i can’t see anything”, ouvimo-lo dizer, mas também “i don’t feel tired’, expressão de uma ausência de sensações na mente já teorizada por Wittgenstein.

Por fim, numa linha que o aproxima de Boécio e de Agostinho de Hipona, perpassa-o e atormenta-o a inquietação da eternidade –   “is this gonna be forever?”

Não levem este miúdo para Stanford, não. E depois queixem-se.

Sobre Manuel S. Fonseca

O meu maior medo é que a morte seja tudo às escuras sem se poder ler. Pouco interessa deixar de ser humano, desde que não deixe de ser leitor. Ler é do mais feliz que tenho. Até porque escrever é triste.
Esta entrada foi publicada em Post livre. ligação permanente.

4 respostas a Será que isto vai durar para sempre?

  1. EV diz:

    O que me ri com a sua legenda filosófica… Is this real life? é muito bom.

  2. O que ele precisava era de um jesuíta:

Os comentários estão fechados.